segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Evento discute implantação de usina termonuclear na Bahia


Candidata a sediar uma das duas usinas termonucleares previstas no Plano Nacional de Energia Elétrica (PNE-2030), a Bahia, por intermédio das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), promove, na próxima sexta-feira (3), no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, em Salvador, o 4º Workshop de Energia Nuclear no Nordeste, tendo como público alvo empresários, engenheiros, a comunidade acadêmica, ambientalistas e membros da administração pública.

O workshop é de iniciativa da Eletrobrás Termonuclear S.A (Eletronuclear) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan). A temática é a mesma discutida em Pernambuco e Alagoas, em 2009, e em Sergipe, em maio deste ano - ‘Energia Nuclear no Nordeste’. A Eletronuclear desenvolverá estudos para avaliação técnica, geoeconômica e socioambiental dos locais em condições de abrigar as futuras usinas.

Para o secretário estadual de Infraestrutura, Wilson Brito(foto), a Bahia reúne os requisitos necessários para sediar a futura usina, lembrando que o Estado vive hoje grandes transformações na sua economia, investindo fortemente em infraestrutura e logística, a exemplo da Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, a recuperação de cinco mil quilômetros de rodovias, reforma de aeroportos, implantação de parques eólicos, construção de estaleiros, iniciativas que consolidam a liderança na região. Além disso, a Bahia abriga a maior jazida de urânio em exploração no País, situada no município de Caetité e administrada pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil.

Nenhum comentário: