quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Anac libera smartphones no "modo avião" durante todo o voo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução no Diário Oficial permitindo que passageiros usem dispositivos eletrônicos em todo o voo. A resolução prevê que mesmo durante as fases de decolagem e aterrisagem, smartphones e tablets poderão ser usados, desde que estejam no "modo avião".

A autorização ainda não está valendo. Para isso, as companhias aéreas precisam pedir, individualmente, permissão para a Anac.

Cada uma das companhias precisa provar para a Anac que o uso dos dispositivos não causaria problemas em seus equipamentos e sistemas de navegação.

Outra novidade da resolução é que os celulares poderão ser usados fora do movo avião logo depois que o avião pousar. Hoje, não é permitido o uso da rede celular enquanto a aeronave faz o taxiamento no aeroporto.

Para os consumidores, a medida permitirá que sejam usados smartphones, tablets, câmeras fotográficas e outros eletrônicos.

No início deste mês, o Grupo LATAM (que tem as companhias aéreas TAM e LAN) já havia anunciado que permitiria o uso de smartphones em “modo avião” durante todas as fases de seus voos. O grupo foi o primeiro a dar autorização para uso de eletrônicos, incluindo nos momentos de decolagem e aterrisagem, em toda a América do Sul.

Nenhum comentário: