O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, afirma que seu governo está engajado na luta para que o município da Bahia conquiste a sua primeira universidade federal. Segundo Azevedo, a mobilização para que esse sonho se torne realidade deve envolver o poder público e entidades da sociedade civil organizada de toda a região. Ele também garantiu apoio à manifestação em prol da universidade, programada para acontecer no próximo dia 27, na Avenida do Cinquentenário.
Na manhã desta quarta-feira (04), as estratégias da mobilização foram tema de uma conversa entre o secretário municipal da Administração, Gilson Nascimento, e o vereador Wenceslau Júnior (PCdoB), que encampa o projeto. A ideia inicial é implantar uma extensão da Universidade Federal da Bahia em Itabuna, que seria um embrião da futura Universidade Federal do Sul da Bahia.
O tema já foi objeto de diversas reuniões, em Salvador e Itabuna, com a presença do reitor da Ufba, Naomar Almeida Filho, e em Brasília, num encontro da bancada federal baiana com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro, inclusive, estimulou as mobilizações, pois concorda que há um grande déficit no interior da Bahia em termos de ensino superior.
O secretário Gilson Nascimento confirmou ao vereador que a orientação de Azevedo é para que o governo municipal abrace a causa. “Não observamos coloração partidária quando o que está em jogo são interesses maiores para Itabuna e para a região”, declarou. Ele acrescentou que o sul da Bahia tende a entrar num processo acelerado de desenvolvimento e, portanto, necessita investir mais em educação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário