segunda-feira, 31 de maio de 2010

Presidente alemão renuncia após declarações sobre Afeganistão


O presidente da Alemanha, Horst Köhler, anunciou nesta segunda sua renúncia poucos dias após polêmicas declarações sobre o Afeganistão. Em sua fala, ele relacionou missões como a realizada no país asiático com a defesa de interesses econômicos, segundo informações da BBC.

"Eu lamento que os meus comentários tenham levado a uma confusão sobre a importância e a dificuldade da questão do Afeganistão para a nossa nação", disse Köhler, cujo cargo era cerimonial, aos repórteres. Sua posição foi extremamente criticada por políticos alemães.

A interpretação que supostamente havia defendido uma intervenção anticonstitucional do Exército alemão (Bundeswehr) para garantir os interesses econômicos da Alemanha carece de justificativa, disse Köhler ao anunciar sua inesperada renúncia.

Durante a viagem de volta de uma visita surpresa ao Afeganistão na semana passada, Köhler manifestou à imprensa que as missões do Bundeswehr no exterior têm sua justificativa também pela salvaguarda dos interesses econômicos da Alemanha.

Após começar a polêmica, seu porta-voz afirmou que o presidente da Alemanha não tinha se referido especificamente à missão no Afeganistão, mas às missões das Forças Armadas alemãs no estrangeiro em geral.

Nenhum comentário: