quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mesmo com eleição ameaçada, Blatter deve conseguir 4º mandato


Após uma sequência de notícias turbulentas e denúncias graves contra a Fifa, o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, tem tudo para respirar mais aliviado ao fim desta quarta-feira. Na realização do 61º Congresso do órgão, que tem início marcado para as 9h30 (4h30 horário de Brasília), o suíço deve conseguir seu quarto mandato como mandatário da Fifa, já que é o único candidato no pleito depois da retirada da candidatura do catariano Mohammed Bin Hammam.

O dirigente ainda vê uma pequena chance de ver sua eleição ruir depois das ameaças da Federação Inglesa e da Federação Escocesa de adiar a data da votação, acreditando que por conta da renúncia de Bin Hamman deve se esperar para ver se aparece algum outro postulante para duelar com Blatter, garantindo assim mais transparência e integridade para o processo.

Porém, dificilmente ingleses e escoceses conseguirão a quantia necessária de votos para conseguir o adiamento. Para isso, eles precisariam convencer 156 membros das 208 confederações da Fifa a seguirem sua decisão. Como Blatter ainda tem grande força nos continentes africanos e sul-americano, além de ter recebido hoje o apoio do presidente afastado da Concacaf, Jack Warner, o suíço deve conseguir se manter na mesma posição.

Apesar de estar bem próximo de alcançar mais alguns anos à frente da entidade, Blatter promete ser duro com os seus representantes na reunião. Na cerimônia de abertura do evento, o presidente ressaltou que a Fifa vive um "momento perigoso" e que faria como combater os males que circundam a entidade durante o Congresso desta quarta.

Nenhum comentário: