Um alto almirante do Exército americano confirmou a um congressista dos EUA que as forças da Otan estão tentando matar o líder líbio Muammar Kadafi, segundo informações do periódico The Huffington Post, divulgadas nesta sexta-feira.
A informação contradiz as declarações da Casa Branca de que as ações da Otan não tinham intenção de provocar mudanças no regime líbio. "Se você remover Kadafi, certamente vai afetar o regime", disse Mike Turner, político que integra o Comitê dos Serviços Armados do Congresso.
Mike Turner disse que ouviu do chefe do comando de Operações Conjuntas da Otan em Napoles, na Itália, almirante Samuel J. Locklear, que, desde o mês passado, as forças de segurança estão tentando matar Kadafi.
"A autorização das Nações Unidas tinha três componentes: bloqueio, barrar zonas de voo e proteção civil. O almirante Locklear explicou que o escopo da proteção civil estava sendo interpretado como uma permissão para a remoção da cadeia de comando militar de Kadafi, incluindo ele mesmo", disse Turner. Segundo o político, essa é a missão definida pela Otan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário