Sob o comando do deputado Estadual, José de Arimatéia - PRB, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, composta dos parlamentares Coronel Gilberto Santana, Augusto Castro e Eures Ribeiro, realizou uma visita na última sexta-feira (12) as dependências do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) e da Maternidade Ester Gomes, onde constataram a necessidade de ampliação do repasse dos recursos para essas entidades.
A visita aconteceu após uma audiência pública realizada no auditório da Unime, entre o presidente da Comissão e os deputados participantes, quando foram debatidas a retomada da gestão plena da saúde e a manutenção orçamentária de várias instituições hospitalares, que tem participação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na inspeção, os parlamentares conheceram de perto as dificuldades enfrentadas pela administração dos hospitais.
Dificuldades
A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), que administra o Hospital de Base, Gilnay Cunha Santana revelou que o Hblem atende a 122 municípios pactuados e aqueles que não são pactuados. Para manter a unidade funcionando por completo é necessário o envio de mais recursos de, no mínimo, R$ 500 mil. Além disso, a unidade necessita de alguns equipamentos, o reparo do espaço físico, o apoio da comunidade e dos municípios que usam a saúde, bem como da Sesab.
O Cemepi é uma unidade da rede privada, com a participação pelo Sistema Único de Saúde, que funciona 24 horas/dia, chegando a atender cerca de 5 mil crianças por mês, tendo em média 220 internamentos. Para atender a essa demanda e manter a unidade funcionando, o administrador Hormínio Rios revelou que é necessário receber a importância de R$ 200 mil por mês.
8 comentários:
o que eu não entendo dos defensores da gestão do HBLEM pelo municipio, é eles não exigirem que o municipio faça a sua parte. o municipio não coloca a parte que lhe é devida no hospital e quer que governador coloque mais. alem de saber que o estado aumentou em muito o repasse.
Muinto mim adimira todos conhecem o sucateamento do HBLEM nada disso é surpresa todos que trabalhão no HBLEM sabem dessas atrocidades contra a instituição a falta de manutenção alí não existe á muinto tempo a prória Diretora Presidente quando era Gestora esteve no ROTARY CLUB apresentando para todos nós um determinado documento que era um Relatório qua apresentava estas atrocidades e muinto mais, creio que nenhum funcionário sendo ele Contratado ou Concursado tem tanta influencia para fazer tais reparos e sim o Diretor Presidente.
É uma falta de respeito pela a parte da gestão atual da mesma, este tipo de comportamento na cidade de, Itabuna.
É esse o Hospital de Base sucateado que o Município administra é dessa forma colocando em risco vidas humanas um hospital que foi construido pelo Governo do Estado da Bahia e dado de presente ao Município de Itabuna que não soube dar valor ao que tem essa situação é caso de interdição Federal, não interessa a mim quem é ou quem não é o divulgador dessa calamidade creio que essa situação tenha o conhecimento dos Administradores e Diretores do HBLEM isso sim é crime saber e ser coninvente com a situação.
Muinto mim admira uma situação dessa que já vem a anos e ninguem até hoje teve a coragem de mostrar a verdade as atrocidades que acontece na estrutura cível interna do Hospital de Base de Itabuna a culpa dessa cituação é do Prefeito Azevedo do Secretário de Saúde Magela e da Diretoria do próprio Hospital que é omissa a tal situação creio que o funcionário seje ele quem for do servente ao médico são apenas fichinha e a corda tem que quebrar é do lado de quem administra que é cego que não enxerga.
Depois de uma dessa é intervenção da POLICIA FEDERAL e ESTADUALIZAÇÃO COM URGÊNCIA RÁPIDO, RÁPIDO.
Muito mim admira o Deputado Coronel Santana que tem a família toda na folha da Prefeitura Municipal de Itabuna e do Hospital de Base de Itabuna como a sua irmã a Srª Gilnay Cunha Santana que enquanto era Gestora era Santa e agora virou Satan-a juntamente com o língua rota o Pedro gago mais é isso todos estão na folha e fora os amigos da Diretora Presidente do HBLEM que pretende ser candidata a Prefeita em um interior chamado IBICUÍ onde estão trazendo e dando prioridade a pacientes de IBICUÍ para o HBLEM em exames etc…
Como também de outros interiores que são favorecidos aqui no Hospital de Base, pois o lema aqui é que o Coronel Santana é o Prefeito em 2012 em Itabuna e a Irmã Gilnay em IBICUÍ, ouvimos isso do Pedro Gago que faz questão de repetir e ai quem diga ao contrário.
É por isso que não querem entregar o HBLEM ao Estado isso sim é uma vergonha o Hospital está sucateado por completo.
A então Gestora na época e hoje Presidente do Hospital de Base de Itabuna em reunião encontrava-se com um tal documento em mãos que se dizia ser um Relatório da situação caótica do mesmo Hospital, na época a mesma dava idéias de campanhas etc, creio que tal situação não seja novidades para ninguem pois quem convive e trabalha no HBLEM sabe de toda a situação mais tal denuncia deveria vir a público através da mesma e não em reunião fechada para membros de entidades Filantrópicas, agora sendo Presidente do Hospital queremos ver qual a atitude da mesma em relação aos fatos ou será que a força Política do seu irmão o Sr. Deputado Coronel Santana em conseguir verbas para o Hospital seja inútil e sim de atacar o Hospital de Olhos de Itabuna e o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna.
Creio que as nossas eséctativas referente ao mesmo Deputado seja de mera tristeza e falsas esperanças.
Postar um comentário