quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Disque 100 se consolida como importante aliado no combate à violência e exploração sexual em Ilhéus


Ilhéus, assim como vários outros municípios do Brasil amarga uma triste realidade: a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Porém, todos os brasileiros contam com uma importante ferramenta para realizar a denúncia contra os agressores de maneira segura e anônima: o Disque 100. O serviço disponibilizado pelo Governo Federal é gratuito e funciona das 8 às 22 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Após o registro da denúncia, que é feita por uma central de atendimento em Brasília (DF), o caso é encaminhado ao Ministério Público Estadual, que a repassa a cada município. Aqui em Ilhéus as denúncias são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

O órgão, vinculado à secretaria municipal de Assistência Social e Trabalho, integra uma rede de apoio tanto às vitimas como aos agressores. Para isso, Ilhéus oferece dois serviços especializados nesta área: o Creas/ Violência, que realiza o acompanhamento com as vítimas de agressão ou violência e o Creas/Medidas Socioeducativas, destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas determinadas pela Justiça para os agressores.

Nenhum comentário: