sábado, 20 de agosto de 2011

Rildo pega gancho de 90 dias e só pode voltar no fim da Série B


O atacante Rildo só poderá voltar aos gramados na última rodada da Série B. Na tarde desta sexta-feira (19), o atacante rubro-negro foi julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela agressão ao árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva e punido com 90 dias de gancho, além de mais dois jogos de suspensão. O Vitória foi absolvido e não terá que pagar multa pela conduta do jogador, enquanto o volante Neto Coruja recebeu apenas uma advertência pela expulsão na derrota por 1 a 0 para o Boa.

Rildo foi punido no artigo 254-A §3 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune o atleta por 180 dias em caso de "agressão a árbitro". Porém, o artigo foi combinado ao 157 §2º, que reduz a pena pela metade. Neste caso, 90 dias. O atacante também pegou dois jogos de suspensão, um por cada denúncia no artigo 258 CBJD, que defende a disciplina e a ética desportiva.

Expulsão - No dia 30 de julho, o atacante Rildo foi expulso de campo na derrota rubro-negra para o Boa Esporte, por 1 a 0, no Barradão. No segundo tempo de jogo, Rildo foi derrubado por um marcador do Boa e caiu segurando a bola. O árbitro entendeu que o atacante rubro-negro cometeu infração ao tocar com a mão na bola. Ao levantar e ver que a falta contra o Leão havia sido marcada, o atacante se descontrolou e xingou o árbitro, além de arremessar a bola em direção ao sergipano.

Cláudio Francisco, então, puxou o cartão vermelho e Rildo desferiu um chute contra ele, que só parou quando foi contido pelo meia Lúcio Flávio. Dias depois do ocorrido, o jogador tentou se defender e pediu desculpas. "Foi uma atitude impensada. Sei que o que eu fiz foi errado. Não tentei agredir o árbitro, eu tentei chutar o cartão vermelho dele e tentei bater a mão no amarelo que ele me deu. A gente tem que pensar e depois agir. Eu agi e depois pensei".

Súmula - Na súmula da partida, o árbitro descreveu a jogada que resultou na denúncia da Procuradoria do STJD. "Aos 19 do segundo tempo, expulsei do campo de jogo o Sr. Rildo de Andrade Felicissimo, nº 11 da equipe do Vitória. Por, após a aplicação de um cartão amarelo a este jogador, o mesmo veio em minha direção e deu um tapa na tentativa de acertar a minha mão que estava com o cartão em punho. O jogador, após ser expulso, me agrediu com um chute acertando a minha perna direita. O atleta precisou ser contido e retirado do campo de jogo pelos companheiros", escreveu o árbitro.

Cláudio Fransciso ainda lembrou do momento em que Rildo atirou a bola em sua direção. "Informo, em tempo, que o atleta expulso, antes da aplicação do cartão vermelho, jogou a bola em minha direção, porém, o quarteto de arbitragem não conseguiu identificar se foi para me atingir. O atleta foi expulso com aplicação do cartão vermelho direto. Eu, árbitro da partida, não precisei de atendimento médico após a agressão. Os fatos relatados aconteceram com a bola fora de jogo".

Nenhum comentário: