sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Enem: questão teria vazado em MG também; colégio se defende


Uma questão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de um simulado do cursinho pré-vestibular do Grupo Bernoulli, de Belo Horizonte, semelhante a um item do caderno amarelo, da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), causa polêmica e dá precedentes sobre um suposto vazamento do exame em Minas Gerais.

A questão 77 do simulado 8 do colégio Bernoulli apresenta uma figura de um medidor de energia elétrica de resistência. O relógio de luz, de acordo com o enunciado da questão, funciona por meio de quatro "reloginhos", que marcam, lendo-se da esquerda para a direita, milhar, centena, dezena e unidade. De acordo com a figura, os ponteiros dos relógios, já interpretados pelo próprio enunciado da questão, marcam 2614 kWh de potência. Em seguida, a prova do Bernoulli fornece outro relógio de luz e pede para o candidato mostrar a diferença da energia utilizada entre as duas ilustrações e até quando tempo essa energia seria suficiente para abastecer um chuveiro elétrico de 5000W.

Já no item 137 do caderno amarelo do Enem, o enunciado pedia para que o candidato identificasse qual a potencia do relógio de luz apontado pela figura, que era idêntica a ilustração da prova do Bernoulli. O resultado era o mesmo, 2614kWh.

Em nota, o Bernoulli afirma que a semelhança entre as figuras não passa de uma coincidência. "A semelhança entre os itens se dá tão somente pelo fato de ser utilizado o relógio de luz e de haver uma explicação sobre como ele funciona, para evitar que o candidato erre a questão por não saber como se faz essa leitura. No item do Enem em questão, pede-se que o aluno faça uma leitura, enquanto que o do Bernoulli apresenta uma leitura e, então, pede que o aluno faça outra, perceba a necessidade de subtraí-las e depois demonstre ter conhecimentos de Física para calcular a resposta final. O item do Enem teve aplicação meramente matemática, de leitura numérica; já o item do Bernoulli figurou na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cobrando do aluno a leitura do relógio e a resolução de um problema proposto".

O Grupo Bernoulli informou também que não recebeu qualquer informação privilegiada em relação a itens do Enem e não faz parte da equipe que fornece itens ao Inep e que não houve pré-teste na escola. O Ministério da Educação (MEC) informou que se tratou de uma coincidência e que esse tipo de questão é recorrente nas provas.

Nenhum comentário: