quinta-feira, 31 de maio de 2012

Audiência apresenta projeto do Porto Sul para moradores de Itabuna


Uma audiência nesta quarta-feira (30) apresentou aos moradores de Itabuna os detalhes do projeto de implantação do Porto Sul. Segundo a Secretaria de Comunicação do estado, 1.100 pessoas foram até a sede da Associação Atlética Banco do Brasil parar tirar dúvidas e conhecer mais sobre o tema.

O evento foi organizado pelo governo e pelo Ibama. O Superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, destacou a importância das audiências para o público como momento de transparência do processo democrático. "Muitas sugestões da população são interessantes e podem ser acatadas", disse.

O Porto Sul será construído na localidade de Aritaguá, entre Ilhéus e Itacaré. As obras começam depois que se encerrarem as audiência e a licença ambiental for liberada. O investimento previsto é de R$ 2,4 bilhões. Além da parte pública, o porto terá um terminal de uso privativo, a ser explorado pela empresa Bahia Mineração, que vai escoar a produção de minério de ferro de Caetité.

O governo estima que somente durante as obras o Porto Sul gere 2.700 postos de trabalho. O porto será interligado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Ao todo, sete audiências serão realizadas - além da de hoje, já aconteceram similares em Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. A partir da quinta, os encontros acontecem em Itajuipe, Coaraci e Barro Preto.

Nenhum comentário: