terça-feira, 29 de maio de 2012

Serra: suposta pressão de Lula no caso mensalão é 'indevida'


A notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pressionado o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para conseguir adiar o julgamento do mensalão também repercutiu na festa dos 24 anos de existência do PSDB, realizada em São Paulo. O pré-candidato à prefeitura da capital paulista José Serra afirmou que qualquer pressão ou interferência é "indevida", mas não acredita que essa possível conversa entre Lula e Mendes surtirá efeito.

"O mensalão é uma coisa muito importante, não estou fazendo nenhum juízo prévio e é importante que seja julgado, como tenho certeza que o STF o fará, de maneira isenta e seguindo os critérios das leis e da constituição. Mas não acho que isso mude alguma coisa", afirmou Serra.

Os partidos de oposição protocolaram uma representação contra Lula na Procuradoria Geral da República (PGR). Além disso, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), líder dos tucanos, disse que é necessário apurar três crimes: coação no curso do processo, tráfico de influência ativo e, ainda, promessa de vantagens indevidas.

Já o governador de São Paulo Geraldo Alckmin preferiu não comentar o assunto durante a festa do PSDB no bairro de Higienópolis, zona central de São Paulo. "Vamos aguardar que as pessoas se manifestem. Os poderes devem ser harmônicos, mas independentes. Temos que defender a autonomia e independência dos poderes", disse.

A representação é assinada, além do PSDB, também pelos partidos PPS, Psol e DEM. Líder do DEM, o senador Agripino Maia (RN) disse que os relatos do ministro Gilmar Mendes são gravíssimos, mas não deverão ser assunto da CPI. "Esse assunto não tem nada que ver com CPI. É gravíssimo, denunciado por ministro do Supremo e tem que ser evidentemente esclarecido. Mas nada a ver com a CPI, e por isso mesmo representamos na PGR", explicou.

Nenhum comentário: