terça-feira, 29 de maio de 2012

Gilmar Mendes: Lula é a central de divulgação de boatos


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a se defender nesta terça-feira do que considera um ataque promovido por "bandidos e gângsters" que estariam tentando atrapalhar o julgamento do mensalão. Segundo Mendes, o ex-presidente Lula estaria servindo de "central de divulgação" de boatos contra ele.

"Ele recebeu esse tipo de informação. Era gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela", afirmou o ministro.

Questionado se Lula seria responsável por disseminar a história de que teria viajado a Berlim com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) custeado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, Mendes foi ainda mais enfático. "As notícias que me chegaram é que sim. Ele era a central de divulgação disso", acusou.

O ministro entregou aos jornalistas uma pasta com documentos e extratos de cartão de crédito que acusam as despesas sobre a viagem à Granada, na Espanha, em abril do ano passado. Segundo Gilmar Mendes, ele foi dar uma palestra na universidade e aproveitou para encontrar Demóstenes em Berlim.

De acordo com os documentos, as passagens foram pagas pelo Supremo e custaram R$ 16.110,61. Ainda segundo os documentos, Mendes saiu de Brasília e foi à Granada com conexão em São Paulo e Madri. A volta de Berlim passou por Frankfurt e São Paulo antes de chegar a Brasília. Também foi concedida diária de US$ 2.425 para o pagamento de hotéis.

Nenhum comentário: