quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Leite sofre impactos da seca e é destaque em programação de Congresso na Bahia


Com a grave estiagem na Bahia – a maior dos últimos 40 anos – cerca de 250 municípios estão em estado de emergência, mais da metade de toda a Bahia. A falta de chuva impactou um dos setores mais importantes para a economia e também um dos mais essenciais à alimentação do brasileiro: a produção de leite. Com o terceiro maior rebanho leiteiro do País, a Bahia registra uma queda aproximada de um terço de sua produção, o que equivale a cerca de1,5 milhão de litros/dia. Por exemplo, a captação de leite do Laticínio Valedourado, na regiã de Ipirá, caiu de 100 mil litros de leite/dia para 18 mi/ dia.

Com o objetivo de contribuir para o combate dessa realidade, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) promoverá o painel “Reservas Estratégicas para produção de leite no período seco” na 1ª edição da Agropec Bahia, congresso pioneiro que pretende ser o maior do gênero em todo o estado. O painel está programado para o primeiro dia do evento, 18 de setembro, no Hotel Pestana e será formado por representantes da Universidade Federal de Uberlândia (Edmundo Benedetti), do Sebrae Sergipe (Paulo Suassuna) e da Embrapa ( Alexandre Pedroso).

Esta é apenas uma das ações do AGROPEC Bahia relativa à produção leiteira, já que parte de sua programação está dedicada às discussões relacionadas ao produto: qualidade do leite e o controle de mastite; manejo nutricional de bezerras; bovinocultura de leite: tendências e oportunidades; bem-estar animal e manejo de vacas em sala de ordenha são outros temas a serem debatidos.

Confira a programação completa do AGROPEC BAHIA 2012: http://agropecbahia.com.br/

Inscrições: http://agropecbahia.com.br/inscricoes.html

Para submissão de trabalhos: http://agropecbahia.com.br/trabalhos.html

Serviço:

1) AGROPEC BAHIA

Data: 18 e 19 de setembro de 2012

Inscrições: até 14 de setembro

Local: Hotel Pestana, Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: