segunda-feira, 10 de março de 2014

Prefeitura inicia fiscalização dos usuários do Bolsa Família em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), iniciou na semana passada a fiscalização dos beneficiários do Programa Bolsa Família no município. Agentes da SDS visitarão as residências dos usuários até o mês de dezembro, para verificar a situação das famílias cadastradas, a fim de confirmar as informações fornecidas durante o processo de cadastramento: número de pessoas beneficiadas, tipo de moradia, renda, condições de sobrevivência, entre outras.
Segundo o coordenador municipal do Bolsa Família, Fernando Reis, após a fiscalização, órgãos públicos como o Ministério do Trabalho e Receita Federal trabalharão juntos para avaliação dos perfis dos favorecidos, a fim de detectar possíveis fraudes com relação ao programa. Ele ressalta que nos casos considerados irregulares, o usuário terá seus dados encaminhados ao Ministério Público Federal e poderá responder a processo, além de devolver os valores recebidos durante o período de dolo.
Fernando Reis orienta aos eventuais usuários suspensos por fraude que o processo poderá ser revertido. “A família deverá solicitar seu retorno através de um formulário Padrão de Gestão de Benefícios, requerido à Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), que deverá ser preenchido com todos os dados familiares. O Senarc avaliará se os membros poderão ser reintegrados ao programa”, explica.
Atendimento nos Cras – O atendimento aos usuários do Programa Bolsa Família também está sendo feito nas sedes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As unidades ficam localizadas nos bairros de Nossa Senhora da Vitória, Barra, Salobrinho, Teotônio Vilela e Banco da Vitória, abertas ao público no período das 8 às 17 horas.
O atendimento, porém, continua na sede da SDS, na Avenida Vereador Mário Alfredo, onde agentes do programa atuam no período das 7 às 13 horas. Para o agendamento, os beneficiários deverão apresentar os seguintes documentos: CPF, registro de nascimento, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, localização da escola, frequência escolar dos filhos, renda familiar ou alteração da renda, além da documentação de todos que moram na residência.

Nenhum comentário: