terça-feira, 17 de junho de 2014

Dilma promete agilizar recursos a atingidos pela chuva no Paraná

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), participou no início da tarde desta terça-feira (17) de uma reunião com políticos em União da Vitória, no sul do Paraná – uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no estado. Ela afirmou que o governo federal colocará "quantos recursos para reconstrução forem necessários" à disposição do município e das regiões atingidas, e garantiu "acesso prioritário" aos programas de assistência social do governo para os moradores prejudicados.

Mais cedo, Dilma sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas nos estados do Paraná e Santa Catarina. O estado vizinho teve cerca de 400 mil pessoas afetadas em 42 municípios, de acordo com a Defesa Civil. No Paraná, foram 773.511 pessoas atingidas em 168 municípios, dos quais 147 tiveram situação de emergência decretada. Mais de 43 mil pessoas foram desalojadas, e mais de seis mil ficaram desabrigadas após as chuvas.

Em União da Vitória, 52.616 pessoas foram atingidas e 12.152 pessoas desalojadas permanecem fora de casa nesta terça, assim como os 520 que precisaram de abrigos públicos. A cidade, que possui cerca de 53 mil habitantes, registrou uma morte e 65 feridos, além de uma estimativa de prejuízo de R$ 100 milhões, de acordo com a Defesa Civil. Os números reais, porém, só devem ser conhecidos após a água baixar, uma vez que cerca de 40% da cidade ainda está alagada.

“Eu sobrevoei e vi casas completamente cobertas, só dava para ver os telhados. Eu nunca tinha visto em áreas urbanas algo nessa proporção, de uma cidade inteira quase desaparecer”, afirmou a presidente em pronunciamento após a reunião. Dilma sugeriu ainda a constituição de um comitê local formado por prefeitos da região, governo do estado e governo federal, para identificar as necessidades prioritárias dos municípios.

Nenhum comentário: