quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sem TRT e flagrado no doping, Chael Sonnen anuncia aposentadoria

A semana não podia ser mais conturbada para o mundo do MMA. Flagrado em um antidoping surpresa pelo uso de substâncias ilegais, Chael Sonnen aproveitou para anunciar nesta quarta-feira (11) sua aposentadoria do MMA, aos 37 anos.

Sem lutar desde novembro do ano passado, quando acabou nocauteado pelo ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) Rashad Evans, o falastrão americano vinha se preparando para enfrentar Wanderlei Silva no tradicional embate entre os técnicos do TUF Brasil, mas o flagra no teste, que acarretaria punição pela Comissão Atlética de Nevada, parece ter minado sua vontade de competir.

O anúncio foi feito no programa ‘UFC Tonight’, do qual Sonnen é um dos comentaristas, acompanhado pela explicação do atleta, que afirmou estar colocando sua saúde em primeiro lugar.

"Tenho que colocar minha saúde em primeiro lugar, e tenho que colocar minha família em primeiro lugar. Vou ser capaz de cuidar da minha mulher grávida e estamos ansiosos para ter uma família”, afirmou.

Usuário da TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), Sonnen já havia declarado ter tido dificuldades para se adequar ao fim do tratamento após a imposição das Comissões Atléticas. No entanto, após ser reprovado no doping, ele alegou que utilizou a substância Clomid por ter problemas de fertilidade, também fruto do hipogonadismo.

Com 17 anos de atuação como profissional, o americano colecionou desafetos fora do octógono, além de batalhas famosas contra os brasileiros Anderson Silva, Renato ‘Babalu’ e Mauricio ‘Shogun’. Ao todo, o americano acumulou um cartel com 28 vitórias, 14 derrotas e um empate, currículo suficiente para lhe garantir o cinturão dos médios (84 kg) do extinto evento WEC e três chances de disputar o título do UFC.

Por duas vezes, Sonnen foi derrotado por Anderson Silva entre os médios, e em outra oportunidade, ele acabou sendo superado por Jon Jones, em luta válida pelo cinturão dos meio-pesados (93 kg).

Semana conturbada 
Nos últimos dias, antes mesmo de ter o resultado de seu teste antidoping anunciado, Sonnen veio ao Brasil onde acompanhou a final da terceira temporada do reality show do UFC. Na ocasião, Wanderlei Silva havia sido retirado do card do dia 5 de julho, quando o enfrentaria, por ter se recusado a fazer um exame surpresa em Las Vegas.

Escalado às pressas para substituir o 'Cachorro Louco', o carioca Vitor Belfort acabou sendo obrigado a admitir que também foi flagrado em teste realizado em fevereiro, quando ainda fazia uso de TRT e tinha uma disputa contra Chris Weidman agendada.

Ainda sem definições sobre o futuro de Wanderlei, que se reunirá com os comissionários de Las Vegas no dia 17 de junho para se explicar sobre a recusa em ser testado no final de maio, Vitor Belfort foi cortado do card do UFC 175, conforme informado pelo próprio UFC Tonight.

Nenhum comentário: