segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Meirelles confirma congelamento de salários e alta da alíquota previdenciária do funcionalismo

Depois de visitar o presidente Michel Temer em casa, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou na noite desta segunda-feira a formalização de medidas que já vinham sendo anunciadas desde julho, como o adiamento do aumento do salário de servidores públicos por um ano e o aumento da aliquota previdenciária do funcionalismo, dos atuais 11% para 14%.

O ministro também confirmou a prorrogação até dia 14 próximo do prazo para adesão de contribuintes ao Refis e mudanças na tributação de fundos exclusivos — que administram as maiores fortunas do país.

Segundo Meirelles, a decisão sobre o salário do funcionalismo já estava decidida pelo governo, só faltava ser formalizada:

— É uma medida importante, que a população apoia, para que todos possam colaborar neste momento importante de ajuste para o país — sugeriu.

O ministro também defendeu a mudança na tributação dos fundos exclusivos e lembrou se tratar de opção usada "por poucos investidores, apesar de ter o mesmo tipo de tributação de fundos abertos".

Ao justificar a prorrogação do prazo para adesão ao Refis, Meirelles disse se tratar de uma forma de oferecer "mais tempo para as empresas se planejarem e se adaptarem":

— A gente tem sugerido às empresas para não apostarem muito nisso (na constante prorrogação), porque uma hora vai dar problema. Agora, de fato, é o prazo final. O problema é que muitas empresas acabaram deixando para a última hora e estão tendo dificuldades para cumprir o prazo de amanhã — afirmou.

Antes de deixar o local, Meirelles disse que Temer "está muito bem de saúde".

Nenhum comentário: