segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tenente que atirou em turista na Rocinha afirmou que tentou acertar o chão

O tenente da PM que atirou na turista espanhola Maria Esperanza Jimenez Ruiz, de 67 anos, na Rocinha, afirmou à Corregedoria da PM que não quis acertar o carro onde a mulher estava. Segundo o relato do oficial, o carro havia furado um bloqueio e, para alertar os ocupantes do veículo, ele teria disparado para acertar o chão. O tiro, entretanto, acertou o vidro traseiro do veículo e atingiu a turista, que estava sentada no banco traseiro, no pescoço.

O tenente é lotado no 23º BPM (Leblon) e fazia parte do contingente enviado à favela pelo comando da PM após a invasão da comunidade para apoiar o efetivo da unidade. O policial também afirmou que, antes do disparo para o chão, atirou para o alto, para que o carro parasse.

Ao todo, segundo o agente, foram feitos três disparos na ocasião: dois do tenente e um de um soldado, também para o alto. Todos os tiros foram disparados com fuzis.

Turista estava em carro que furou bloqueio Turista estava em carro que furou bloqueio
O motorista do veículo e a cunhada da vítima, entretanto, afirmaram à Divisão de Homicídios (DH) que não viram nenhuma blitz da PM no local. Segundo as testemunhas, o carro foi atingido no momento em que o veículo descia a favela. O motorista teria deixado os turistas na Rocinha e voltava para buscá-los no momento em que o carro foi atingido. No momento em que subia, sozinho, o motorista teria passado pelos policiais.

O tenente e o soldado serão apresentados pela PM à Polícia Civil, que será responsável pela investigação.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o carro com a turista espanhola passou pela Rua José Paulino da Silva, na Rocinha. Logo após o veículo, aparecem três policiais militares correndo. Segundo comerciantes, foram ouvidos cinco tiros vindos do Largo do Boiadeiro, bem próximo dali, e, segundos depois, outros quatro disparos.

Nenhum comentário: