quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Sem Guerrero, Fla usa quarta opção no ataque, enquanto Flu aposta em Dourado

Na sétima vez que Flamengo e Fluminense duelam na temporada, hoje, 21h45, no Maracanã, enfim uma novidade: um rival vai eliminar o outro no mata mata das quartas de final da Copa Sul-Americana, que terá o gol qualificado. Até agora, no Estadual e no Brasileiro, foram duas vitórias rubro-negras e quatro empates nesta temporada. Para quebrar o jejum, o Tricolor, mandante no jogo de ida, aposta no retorno de Henrique Dourado e na ausência de Paolo Guerrero.

O peruano é baixa certa devido a um problema muscular, e virou dúvida também para o duelo com o Vasco, sábado, pelo Brasileiro. De volta após ser poupado na mesma competição, Dourado tem feito o que Guerrero não consegue fazer: gols. Artilheiro do Nacional com 16 gols, o centroavante também disputa a ponta no torneio internacional, com quatro gols, um a menos que os líderes no quesito.

Guerrero sequer marcou nesta competição e tem seis gols no Brasileiro. A importância dos centroavantes nos clássicos é parecida. Dourado balançou as redes três vezes: no 2 a 2 pelo primeiro turno do Brasileiro, no 3 a 3 da Final da Taça Guanabara e na derrota por 2 a 1 na final do Estadual. Dois foram de pênalti.

— Em alguns jogos fomos superiores e deixamos a vitória escapar no fim —alertou Dourado, que minimizou a ausência de Guerrero pelo segundo jogo.

— Paquetá não é centroavante, mas abre bem os espaços, sai bem da área. Com o Guerrero a primeira bola é mais no pivô direto — comparou.

Lucas Paquetá é a quarta opção de centroavante do Flamengo no ano. Na ausência de Guerrero, Damião era a primeira, mas preferiu se transferir para o Internacional. Vizeu, que pedia passagem, caiu de produção após lesão. A chance foi aproveitada por Paquetá. Mesmo assim, o Flamengo não consegue ter o desempenho ofensivo ideal.

Com Guerrero, foram dois gols sobre o Fluminense no começo da temporada. Decisivos. Um na Taça Guanabara e outro na conquista do Estadual. O poder de decisão diminuiu com a sequência de jogos, até a lesão o tirar de ação. O peruano não atuou já no último encontro, há duas semanas. E Paquetá deu conta do recado. Para o técnico Reinaldo Rueda, o time precisa ter os cuidados de jogar como visitante, mas aproveitar as oportunidades em um jogo de duas equipes que se conhecem.

- É um conhecimento bilateral. Nós os conhecemos e eles nos conhecem. Não há nenhum mistério. Se conhece a característica dos jogadores, o estilo de jogo, as qualidades e as deficiências. Tudo passará por um jogo inteligente e de grande aplicação - aposta.

Nenhum comentário: