quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

PM admite que se confundiu e matou jovem após ele deixar mochila cair, na Baixada

O cabo da PM Hélder Roberto Gomes da Silva, do 20º BPM (Mesquita), admitiu que se confundiu no momento em que Luis Guilherme dos Santos deixou a mochila cair, na última quarta-feira, e atirou no rapaz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O jovem, que estava trabalhando, morreu. O policial afirmou em depoimento à 53º DP (Mesquita) que o garoto fez um movimento brusco, “com a mão na cintura, dando a entender que iria pegar uma arma” e disparou “visando proteger a si e a seu companheiro”. O delegado de plantão liberou o suspeito, que vai responder ao crime em liberdade.

O PM afirmou que estava em patrulhamento quando viu, por volta das 2h, um caminhão seguido por um Siena em alta velocidade. Ele, então, passou a seguir o caminhão devido, segundo ele, ao “grande quantidade de roubo de carga na Baixada Fluminense”. A viatura, segundo o policial, alcançou o veículo suspeito na Rua Don Walmor, no Centro de Nova Iguaçu. O cabo contou que tinha gente dentro do baú e começou a render as pessoas. Nesse momento, Luis Guilherme fez o movimento brusco com um objeto preto e foi quando ele deu um tiro de fuzil.

O caminhão, ainda de acordo com o depoimento, do policial tinha decoração natalina. O veículo tinha saído de um shopping depois de retirar os enfeites e levava para um local na Zona Oeste. Após revistarem todos os ocupantes do caminhão, os PMs não encontraram nenhuma arma

Na delegacia, o delegado responsável tomou o depoimento do policial e argumentou no despacho que se tratava de um caso de legítima defesa putativa, quando o policial erra por pensar que estava em risco. Em seguida, liberou o policial que vai responder em liberdade.

A Polícia Militar informou que o PM apontado como o autor do disparo foi afastado das ruas. Em nota, a corporação diz que colabora com as investigações da Polícia Civil sobre o ocorrido:

"O comando do 20º BPM (Mesquita) abriu Inquérito Policial Militar para para apurar as circunstâncias do fato. O policial militar foi apresentado à Central de flagrantes (53ª DP), sendo ouvido e liberado pelo delegado. O policial militar foi afastado das ruas e a Polícia Militar está contribuindo com a Polícia Civil com as informações necessárias".
Luis Guilherme trabalhava com produção de eventos. Ele e os dois amigos tinham desmontado um palco no Shopping Nova Iguaçu e voltavam os equipamentos para a empresa quando ocorreu a abordagem policial, segundo o relato de testemunhas à família do jovem. O rapaz chegou a ser levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), mas não resistiu aos ferimentos.

Nas redes sociais, parentes e amigos de Luis lamentam a morte dele e prestam condolências:

"Hoje nosso coração chora com a falta que você faz. Nos despediremos hoje de você, um jovem lindo, cheio de vida, com um sorriso contagiante. Te amo, lindo da tia. Sem palavras para expressar nossa dor", escreveu a tia Tatiana no Facebook.

"A única coisa que nós amigos podemos fazer é nos colocarmos à disposição para ouvir no momento em que quiserem falar e oferecer nosso ombro e coração para apoiar vocês", afirmou um amigo da família.

Nenhum comentário: