quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Em menos de 16 horas, Rio tem dois PMs mortos

Menos de 16 horas após um soldado da Polícia Militar ser morto em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio — o primeiro em 2018 —, outro PM foi assassinado em Queimados, na Baixada Fluminense. Este é segundo caso no estado do Rio neste ano. Desta vez, o crime aconteceu na Rua Olegário Dias, no Bairro Jardim São Miguel, no fim da noite desta quarta-feira. Identificado como Anderson da Silva Santos, de 41 anos, ele se envolveu em uma briga e, em seguida, foi baleado na cabeça, de acordo com informações da corporação. A vítima foi levada para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.

Segundo a PM, Anderson estava de folga no momento da ação. O motorista de um outro veículo teria batido no automóvel do policial naquela localidade, o que desencadeou uma discussão. Durante a briga, o homem conseguiu tomar a arma que estava em posse da vítima e disparar contra ela.

Em seguida, o autor dos disparos fugiu do local do crime. Relatos dão conta de que ele teria levado a arma do PM, mas a informação ainda não foi confirmada pela corporação. Por meio de nota, o Hospital Geral de Nova Iguaçu informou, já na madrugada desta quinta-feira, que Anderson deu entrada na unidade ferido por três disparos, todos na cabeça. O policial era sargento e lotado no 22º BPM (Maré).

Pelas redes sociais, internautas lamentaram a morte do PM e também o episódio de violência. "Pelo jeito, ano sai, ano entra e nada muda. Lamentável", escreveu uma mulher. "Meu Deus, o ano mal começou e a violência continua. Que deus conforte as famílias desses homens e mulheres", postou outra internauta. "Meus sinceros sentimentos para toda a família (do PM). Basta de tanta covardia contra os policiais", comentou ainda um usuário das redes.

MORTE EM SÃO GONÇALO

Na manhã desta quarta-feira, o soldado Ivanderson da Silva Pinheiro, não resistiu aos ferimentos após levar um tiro em São Gonçalo. Ele, que era lotado no batalhão daquele município, teve o carro interceptado por bandidos no bairro Mutuá. O PM, que tinha 38 anos, morreu no local. A arma que ele carregava também foi levada pelos integrantes do bando.

Na ocasião, Ivanderson seguia com um colega de farda, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Caju, pela Avenida Paula Lemos, quando a via foi fechada pelos criminosos, que atiraram em seguida. O carro onde os policiais estavam — os dois de folga — capotou. O policial que estava com a vítima conseguiu se abrigar para pedir ajuda.

Em 2017, ao todo, 134 PMs foram mortos no estado do Rio. No ano passado, o último crime deste tipo aconteceu no dia 30 de dezembro, também em São Gonçalo. À época, o sargento reformado Renato Fagundes de Almeida, de 47 anos, foi baleado depois que reagiu a um assalto no bairro Monjolos.

Nenhum comentário: