segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mutirão leva serviço gratuito para famílias de vários bairros de Itabuna


Mais de 600 pessoas de vários bairros de Itabuna foram beneficiadas, no último sábado (29), com uma série de serviços gratuitos em um mutirão da saúde, desenvolvido numa ação conjunta entre a Prefeitura, Unime/Facsul e laboratório LPI.

Durante todo o dia, uma equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares, advogados e estudantes dos cursos de Farmácia e de Enfermagem realizaram exames de glicemia, PSA (próstata), citologia, aferição de pressão arterial, orientação nas áreas de farmácia e enfermagem e ainda assessoria jurídica.

O serviço, desenvolvido na Unidade de Saúde Alberto Teixeira Barreto, foi destinado aos moradores dos bairros Califórnia, Fátima, Mutuns e áreas vizinhas, e teve como objetivo ampliar a assistência às famílias que nem sempre têm acesso ao atendimento especializado. Também foi realizada coleta domiciliar de PSA e citologia em pessoas enfermas.

A coordenadora do Módulo I da Secretaria de Saúde, Annarony Silveira, ressaltou a importância de um trabalho amplo e executado em conjunto com diversos órgãos e empresas para a melhoria da qualidade de vida da população.

No caso da assistência à saúde, ela lembrou que a realização de exames é fundamental para a detectação precoce de doenças que podem ser evitadas e tratadas de forma mais eficaz e isso tem sido possível por meio dos mutirões realizados frequentemente em Itabuna.

A enfermeira disse ainda que, em função do sucesso do evento do ultimo fim de semana, a Divisão da Atenção Básica já está programando outros a serem promovidos nas demais unidades de saúde locais.

Nenhum comentário: