quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Região sul da Bahia enfrenta mau tempo


Assim como na cidade de Camacan, onde 40 famílias estão desabrigadas, as chuvas no sul do estado afetam a vida da população em Una. A cidade fica a 60 km de Ilhéus e foi tomada pelas águas de rios que transbordaram, deixando vários bairros alagados. No centro, um restaurante ficou com o primeiro piso submerso e até o cilindro de gás ficou boiando.

A comerciante Gildete Trindade teve muito trabalho para colocar o lugar em ordem e funcionando. “Tive que tirar tudo e a água continua subindo, suspendeu um tanque de cinco mil litros de água”, conta a dona do estabelecimento.

A casa onde moravam um idoso de 65 anos e a neta adolescente desabou com a força do rio. Os dois não ficaram feridos. No bairro Maciel Ganem, alguns moradores usaram uma lancha, fornecida pela prefeitura, para retirar os móveis de dentro das casas. Já na Rua da Usina, dez casas estão com mais de um metro e meio de água.

A situação na zona rural da cidade também é preocupante. Segundo a prefeitura, os rios São Pedro e Angili transbordaram e inundaram plantações. Além do prejuízo no plantio, dezenas de pessoas estão com dificuldade para sair das propriedades.

A secretária de Saúde de Una, Gleiciane Buschiner, informa que profissionais tentam chegar às comunidades dos distritos e vilas na zona rural. “A equipe do hospital está treinada para a situação de leptospirose, mas estamos também preocupados com o pós-chuva, a situação da dengue que se agrava ainda mais”, comenta a secretária.

Nenhum comentário: