sábado, 29 de março de 2014

PMs do caso Claudia se entregam no Rio para cumprir prisão

Os dois policiais militares que tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça na quinta-feira e participaram da operação que resultou na morte da auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira, 38 anos, no Morro da Congonha, em Madureira, no dia 16, se apresentaram nesta sexta-feira ao comando do 9º Batalhão da Polícia Militar (PM), onde servem.

O primeiro-tenente Rodrigo Medeiros Boaventura, que comandava a operação, e o segundo-sargento Zaqueu de Jesus Pereira Bueno tiveram a prisão temporária decretada por 30 dias pelo juiz da 3ª Vara Criminal da capital, Murilo Kieling. Em nota, a Polícia Militar informou "que os dois policiais já se apresentaram no 9º BPM (Rocha Miranda) e serão conduzidos para a unidade prisional conforme mandado judicial".

No mesmo ato, o juiz também revogou a prisão preventiva de Ronald Felipe dos Santos, 18 anos, decretando a prisão temporária, também por 30 dias. Ronald, que foi preso durante a operação, testemunhou o disparo que atingiu a auxiliar de serviços gerais e admitiu que já teve ligação com o tráfico de drogas e de ter tentado matar PMs que participaram de uma operação no morro.

Já os PMs que estavam na viatura em que Claudia foi arrastada continuam em liberdade. Entretanto, o juiz aplicou medidas em substituição à prisão cautelar dos três. Rodney Miguel Archanjo, Adir Serrano Machado e Alex Sandro da Silva Alves estão proibidos de fazer atividades voltadas ao trabalho externo de segurança pública em vias públicas; de se aproximar a menos de 300 metros da comunidade da Congonha e de ter contato com qualquer testemunha do inquérito, inclusive por meio telefônico ou eletrônico.

Nenhum comentário: