quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Profissionais da Estratégia de Saúde da Família recebem capacitação



Acolher os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, permitindo que reflitam sobre o processo de trabalho e as ações de cuidado na atenção básica, articulando momentos de aprendizagem e formação como dispositivo para estruturação da educação permanente.  É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), está promovendo a capacitação “Acolhimento Pedagógico”, como mais um instrumento para a consolidação da estratégia de Saúde da Família.

A capacitação, dividida em três momentos, é facilitada por médicos e enfermeiros matriculados no Curso de Especialização em Saúde da Família, através dos Núcleos Microrregionais de Educação Permanente para Atenção Básica, promovido pela Sesab. As atividades começaram nesta quinta-feira (26) e prosseguirão na sexta (27) e nos dias 10, 11, 21 e 22 de dezembro, reunindo Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos e auxiliares de enfermagem e saúde bucal, profissionais de nível superior e recepcionista, além do coordenador da atenção básica das Unidades de Saúde da Família.

Segundo o enfermeiro João Silveira, neste processo pedagógico proposto, estão sendo discutidos os fundamentos conceituais e operacionais de estratégias voltadas para atenção básica à saúde, valorizando aquelas que têm a família e a comunidade como foco da intervenção. Ele ressalta que a estratégia de Saúde da Família prevê a incorporação de novas práticas e formas de organização diferentes daquelas tradicionalmente encontradas.

Nenhum comentário: