sábado, 3 de julho de 2010

Definir Bolsa Família será desafio, diz consultor de Marina


Seja quem for o próximo presidente da República, um de seus maiores desafios será definir o papel do Bolsa Família. A análise é do economista Ricardo Paes de Barros, assessor da presidenciável Marina Silva (PV) para programas sociais. "O País não decidiu qual direção quer dar ao programa. Quem vier em seguida terá de tomar uma decisão. O programa está aí, mas estamos usando-o sem saber muito bem para que", afirmou.

Barros faz parte de um time de especialistas que auxilia Marina na elaboração do plano de governo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele acredita que uma das principais contradições hoje é a ideia de que não há prioridade no Brasil quando se fala em políticas sociais. A falta de estratégia, avaliou, é um defeito e, talvez, uma vantagem do governo atual: "É uma política social que tenta aplacar os problemas em todas as direções".

O diferencial da candidata verde, disse o economista em entrevista ao Terra, é o fato de Marina dar uma visão a programas sociais de "50 anos adiante", focando menos em resultados e na parte pragmática. "Temos de ter um instrumento para cuidar da nossa dor imediata, mas o que queremos fazer com nosso corpo a longo prazo?", ilustrou.

Nenhum comentário: