terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ataque norte-coreano deixa ao menos dois mortos e 13 feridos


Dois soldados sul-coreanos morreram nesta terça-feira no ataque da Coreia do Norte à ilha de Yeonpyeong, informou a agência Yonhap. Ao anunciar o balanço do ataque, o general Lee Hong-Ki informou ainda que cinco militares estão gravemente feridos e outros 10 sofreram ferimentos leves. Além disso, três civis foram feridos. As Forças Armadas sul-coreanas estão em alerta máximo após os disparos norte-coreanos contra Yeonpyeong, no mar Amarelo, informou o ministério da Defesa.

A primeira informação obtida pela agência Yonhap, por volta das 14h24 da hora local (3h24 de Brasília), era de que os norte-coreanos dispararam várias vezes, atingindo as águas da Coreia do Sul e a ilha sul-coreana. O Exército sul-coreano respondeu com outra rodada de disparos e com o desdobramento de caças de combate, além de ter elevado o alerta na zona do ataque.

A ilha de Yeongpyeong fica muito próxima à linha que divide as águas da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, e foi atingida de forma incomum pelos disparos norte-coreanos - que coincidem com manobras rotineiras das Forças Armadas sul-coreanas em águas próximas a essa ilha e com o aumento das críticas a Pyongyang pela suspeita de ter ampliado seu programa nuclear com o enriquecimento de urânio.

O aumento da tensão com o incidente levou o Governo de Seul a considerar a evacuação dos sul-coreanos da zona industrial conjunta de Kaesong (Coreia do Norte), no que parece ser um dos ataques mais graves desde o afundamento, em março, da corveta sul-coreana "Cheonan", no qual morreram 46 tripulantes.

Nenhum comentário: