sábado, 20 de novembro de 2010

Experiente Simon é escalado para o jogo do Vitória e agrada técnico


O pênalti polêmico em cima de Ronaldo, no confronto do Corinthians com o Cruzeiro, sábado passado, ainda ecoa pelo Brasileirão afora.

A interpretação do lance pelo árbitro Sandro Meira Ricci levantou a questão de um suposto favorecimento ao time paulista. E, para não aumentar a discórdia, a CBF deixou Ricci fora do sorteio da arbitragem nesta 36º rodada.

O escolhido para o jogo Vitória x Corinthians, domingo, 16h, no Barradão, é Carlos Eugênio Simon, árbitro que integra o quadro da Fifa. O gaúcho até brincou com o chamado. “Na reta final chamaram o velho, né? Vou tranquilo para o jogo”, disse à rádio Globo. Além de Simon, mais seis árbitros Fifa vão trabalhar nos outros nove jogos da rodada.

Aceito
No Vitória, o técnico Antonio Lopes ficou contente com a escolha. “Gostei. É um árbitro Fifa e bem experiente”, resumiu Lopes. Já o lateral-direito Nino preferiu ficar longe da polêmica. “A gente não pode ficar se preocupando com arbitragem. Tem que jogar nossa bola lá dentro”.

Simon, que encerra a carreira no final do ano por chegar à idade limite imposta pela Fifa (45 anos), esteve presente nas últimas três Copas do Mundo. Apesar da larga experiência, o árbitro gaúcho também carrega erros polêmicos ao longo da carreira.

Corinthians
Carlos Eugênio Simon apitou três partidas do Corinthians neste Brasileirão. O time paulista venceu todos os jogos: 2x1 sobre o Fluminense, no Engenhão, 3x2 diante do Santos, na Vila Belmiro, e 2x0 contra o São Paulo, no Morumbi, todos fora de casa.

Falhas

Copa do Brasil 2002
Corinthians x Brasiliense
Carlos Simon é apontado por torcedores do Brasiliense e rivais do Corinthians como responsável pelo título da Copa do Brasil em 2002. O gol da vitória corintiana no jogo de ida, no Morumbi, foi irregular, com Gil derrubando o zagueiro adversário Thiago Gama.

Copa do Mundo 2006
Itália x Gana
A atuação de Simon em sua estreia na Copa provocou revolta em Gana. No jogo contra a Itália, Simon não marcou pênalti para os africanos, em falta de De Rossi sobre Asamoah Gyan. No momento, os italianos venciam por 1x0. O jogo terminou 2x0.

Copa do Brasil 2007
Botafogo x Atlético-MG
No Maracanã, o Atlético-MG buscava o empate e a vaga na semi da Copa do Brasil. Tchô foi derrubado dentro da área por um zagueiro do Botafogo e o árbitro gaúcho nada marcou. O erro custou a classificação do Atlético.

Cearense 2009
Ceará x Fortaleza
Na decisão do estadual, Edu Sales, do Ceará, corre com a bola na área, tropeça no gramado e cai. Longe do lance, Simon aponta a penalidade, que não existiu. Pelo menos, a decisão não influenciou o resultado final do campeonato, vencido pelo Fortaleza.

Brasileiro 2009
Fluminense x Palmeiras
O atacante Obina marcou um gol legal, subindo firme e cabeceando para as redes. No lance, Maicon segurou o palmeirense, que mesmo assim foi superior na jogada e marcou. Simon anulou o lance, alegando falta do baiano Obina.

Nenhum comentário: