segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jaguaripe: Escolas sem merenda escolar há meses


Alunos das 35 escolas municipais da cidade de Jaguaripe estão há meses sem receber a merenda escolar garantida por lei. A denúncia foi feita pelos próprios estudantes que, devido à falta do alimento, chegam até mesmo a ser dispensados mais cedo da escola.

O problema é uma reincidência do que já havia ocorrido no ano passado, quando houve pelo menos meio ano de falta de merenda nas unidades educacionais. O Ministério Público precisou intervir na situação para que o lanche fosse garantido nas escolas e já estuda reeditar a cobrança na Justiça contra a Prefeitura. Em 2010, já são mais de quatro meses sem comida.

Somente no distrito de Pirajuía, os alunos tiveram a merenda apenas durante 15 dias em março e por uma semana em junho. Durante todo o restante do ano letivo, só se alimentou quem tinha dinheiro para comprar alguma cosia em lanchonetes ou trouxe comida de casa.

A secretária da Educação do município, Edna Pinho, disse que não tem conhecimento institucional de que haja falta de merenda há meses, mas reconhece que as escolas às vezes passam dias sem receber o material para a fabricação da merenda. Entretanto, ela culpa a distância entre os distritos para que ocorra o fato. Segundo ela, mensalmente a prefeitura dispõe de R$ 38 mil para comprar a matéria-prima da merenda e distribuí-la pelas escolas. As informações são do A Tarde.

Nenhum comentário: