Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (4), o prefeito do município de Ichu (a 188 Km de Salvador), Carlos Santiago, falou sobre os mais de 20 animais que apareceram mortos na última semana na cidade.
Santiago disse que soube do fato na noite de quarta-feira (3) e que nesta quinta ele visitou o local, que já estava interditado, e conversou com populares. “Uma mulher relatou que dois cachorros dela apareceram mortos e que eles foram jogados em um terreno baldio. A suspeita é de que eles tenham sido envenenados e que os urubus achados mortos tenham sido contaminados ao comê-los”, diz o prefeito.
Segundo Santiago, é bastante comum que o veneno conhecido como “bola” (mistura de carne com veneno de rato) seja jogado para cachorros da região, porque eles costumam atacar ovelhas de pequenos produtores rurais. “Ainda não podemos concluir que foi envenenamento, mas as suspeitas apontam para isso”, pontua.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que soube do ocorrido também na última quarta-feira, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep). Técnicos das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede no município de Feira de Santana, foram até Ichu para acompanhar o caso e coletar material para exames toxicológicos e pesquisa de agentes infecciosos (vírus e bactérias). A Secretaria não informou qual é a previsão dos resultados dos exames.
Segundo a Sesab, a Divep orientou a Secretaria Municipal de Saúde a ficar atenta à população, observando se há sintomas como febre, cefaléia, tontura, náusea, vômitos e diarréia nas últimas duas semanas, para investigar o possível vínculo epidemiológico com a mortandade animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário