sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Técnicos discutem propostas para Diagóstico da Agricultura Regional


Técnicos das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento e Tecnologia da Prefeitura de Itabuna estiveram reunidos no Centro Administrativo Firmino Alves, com representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para discutir a proposta do Fórum Regional de Gestores Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico – Território Litoral Sul da Bahia visando a elaboração do diagnóstico da agricultura regional.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e presidente do Fórum, Antônio Marcelino Oliveira, a reunião teve caráter preparatório e serviu para definir a metodologia para a coleta de informações na próxima reunião do Fórum Regional, a ser realizada na próxima terça-feira (4 de outubro), no campus da Uesc, quando será criada uma comissão para definir a sistemática e a estratégia de coleta de informações para o diagnóstico.

O coordenador regional do Fórum, Sérgio Berbert, da Uesc, explica que as reuniões técnicas realizadas até agora representam um passo importante para a elaboração do Diagnóstico Agropecuário da Região, que tem o objetivo de identificar as necessidades, o potencial e mesmo a capacidade de produção do setor.

Ele observa que o diagnóstico será realizado numa parceria entre a Uesc, Ceplac, EBDA e ADAB, através da formatação de uma equipe para coleta de dados primários e secundários. Já o trabalho de campo vai exigir investimentos em logística e custos com o deslocamento das equipes de pesquisadores no âmbito dos municípios.

Participaram também da reunião técnica o diretor de Planejamento da Seplan, Miguel Augusto Silva Batista; além do agrônomo e o técnico agrícola Pedro Jerônimo e Joel Gomes, da Divisão de Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além do agrônomo Wellington Leite Medeiros, da EBDA e da veterinária da Adab, Fernanda Mendonça.

Nenhum comentário: