quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Equipe da Casa de Passagem em Itabuna recebe treinamento


Capacitar
a equipe para saber como atender bem e se portar juridicamente diante do público alvo assistido e, consequentemente, prestar um melhor serviço. Estes são os objetivos principais de um treinamento que o juiz da Vara da Infância e da Adolescência de Itabuna, Marcos Bandeira, fez nesta quarta-feira (28), para os funcionários da Casa de Passagem, mantida pela Prefeitura de Itabuna.

O juiz ressaltou a importância da capacitação que vai permitir que os funcionários estejam atualizados sobre as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), olhando o adolescente na condição de desenvolvimento, e atender as necessidades deles enquanto permanecer na casa de passagem. “A passagem do adolescente deve ser breve e excepcional, ou seja, da melhor maneira possível”.

A unidade ainda segundo ele, não faz apenas o acolhimento, mas também presta serviços sociais, psicológicos e profissionais a crianças e adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos, que tiveram seus direitos violados, como também trata a família.

Ele explicou que os “passageiros” que chegam a casa, são encaminhados pelo Conselho Tutelar, pela Vara da Infância ou pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e permanecem por um período até que a justiça determine sua transferência, seja para o lar ou para a cidade de origem, no caso os que não são de Itabuna.

Durante a permanência na Casa de Passagem a criança ou o adolescente recebe toda a assistência necessária para uma estada tranquila e bem aproveitada. Além de dormida e alimentação, eles recebem assistência psicologia e social, participa de oficinas como a de informática e atividades recreativas.

Nenhum comentário: