
Quando o assunto é metrô, a população de Salvador já está calejada: 12 anos de obras e apenas seis quilômetros construídos que ainda não operam. Para a Copa do Mundo, criou-se outro imbróglio: a construção de um metrô com 22 km que ligará o Acesso Norte a Lauro de Freitas.
O estado anunciou em junho deste ano que a avenida Paralela vai ter um modal sobre trilhos, alimentado por vias com BRT (ônibus de trânsito rápido). Até agora, porém, nenhum projeto foi apresentado ao governo federal (responsável pela liberação das verbas).
O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), não quis comentar o atraso. Limitou-se a dizer que ainda aguarda a entrega do projeto. “Quanto mais cedo chega o projeto, mais cedo é disponibilizada a verba”, explica o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP).
Prazos
O governo federal anunciará até o dia 31 deste mês quanto cada cidade terá dos R$ 18 bilhões previstos no PAC da Mobilidade. Desse bolo, as nove cidades do país com mais de 3 milhões de habitantes (Salvador entre elas) vão dividir R$ 2,4 bilhões. A partir daí, o estado tem até 31 de dezembro para contratar a empresa que executará a obra.
O ministério diz, através de assessoria, que a verba será dividida a partir dos projetos apresentados.
Apesar de não ter apresentado projeto algum ainda, o secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro, está otimista com a boa vontade da presidente Dilma Rousseff. “Estimamos que esse metrô custe R$ 1,6 bilhão. Conseguiremos o valor através do PAC das Mobilidade e de financiamentos do governo”, afirma.
O secretário diz que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está elaborando estudos de viabilidade técnica, financeira, impacto ambiental, entre outras questões, e o projeto será apresentado em novembro. “O edital também será lançado em novembro. Dessa forma, a empresa será contratada no prazo definido pelo governo federal e as obras começam em janeiro”, garante. “Será uma parceria público privada (PPP), mas não definimos os detalhes ainda”, completa.
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