domingo, 23 de outubro de 2011

Sem vencer, Brasil pega Costa Rica para evitar fiasco no futebol do Pan


Depois de empatar por 1 a 1 no clássico contra a Argentina na estreia e ficar no 0 a 0 contra Cuba na segunda rodada (com direito a vaias da torcida), a Seleção Brasileira masculina de futebol entra em campo neste domingo, contra a Costa Rica, no estádio Omnilife, precisando do triunfo para evitar o fiasco de cair logo na primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A partida decisiva está marcada para as 23h (de Brasília).

Como os costarriquenhos venceram Cuba na rodada de estreia, um empate simples classifica a equipe da América Central no Grupo B do Pan. Já a Argentina, que lidera a chave com quatro, enfrenta os cubanos (que têm um) e também avança se empatar. Com isso, o Brasil, com dois pontos, precisa do triunfo para ir à semi.

Após o segundo empate em Guadalajara, na última sexta, o treinador da Seleção, Ney Franco, já acendeu a "luz de alerta" sobre a possibilidade de ficar de fora da próxima fase. "Veria como um vexame se voltar para esta sala de entrevista, após o jogo contra a Costa Rica, e estivermos eliminados", disse.

Por enquanto, o temor é que o Pan 2011 repita o resultado do Rio 2007, quando a Seleção foi eliminada também na primeira fase depois da derrota para o Equador por 4 a 2. O Brasil começou a competição em casa ganhando sobre Honduras, por 3 a 0. A equipe ganhou ainda contra a Costa Rica por 2 a 0, mas a partida contra o Equador foi suficiente para tirar a Seleção do Pan.

Em edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil tem menos títulos que em Copas do Mundo. São ao todo quatro ouros, conquistados nos anos de 1963, 1975, 1979 e 1987. Além disso, a Seleção possui duas pratas (1959, 2003) e um bronze (1983). O País só fica atrás da Argentina, que já coleciona seis ouros, uma prata e três bronzes em Pans.

Nenhum comentário: