sexta-feira, 4 de maio de 2012

Escutas da PF indicam manipulação de resultado em jogo na Série B de 2009


Uma investigação da Polícia Federal sobre um vazamento de informações do órgão por um agente de Fortaleza deixa em dúvida se houve manipulação de resultado em uma partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2009.

Segundo o GloboEsporte, uma conversa sobre a partida entre Ceará e São Caetano aparece na escuta autorizada de conversas telefônicas do agente Marcílio Teles de Queiróz, suspeito de passar detalhes de informações da PF para pessoas ligadas a prefeituras cearenses que estariam deviando verba federal.

A partida entre os dois times aconteceu em 16 de junho de 2009, pela sétima rodada da Série B. A equipe cearense, até então sem vencer na competição, ganhou por 2 a 1. Teles de Queiróz aparece conversando com Tarcísio Vieira Mota, na época secretário municipal na cidade de Eusébio, no Ceará. Nela, Tarcísio diz que o Ceará vai ganhar o jogo porque "os árbitros disseram que vai dar tudo certo".

Confira a transcrição da Polícia Federal:

DIA 16/06/2009 (19:05:45) - "TELES pergunta se TARCÍSIO está mais tranqüilo no negócio do futebol. TELES pergunta se TARCÍSIO vai para o jogo. TARCISÍO diz que talvez vai. TELES diz que esteve conversando com a presidência do Ceará e ele disse que os torcedores do Ceará podem ficar tranqüilo, pois o time ganha hoje. TARCÍSIO dá graças a Deus. TELES pergunta se o torcedor número um do Ceará vai hoje. TARCÍSIO diz que ele vai amanhã. TELES pergunta se TARCÍSIO falou com ele. TARCÍSIO diz que sim. TARCÍSIO pergunta se amanhã à tarde eles se vêem. TELES se despede dizendo que eles se vêem no estádio."

DIA 16/06/2009 (19:12:06) - "TARCÍSIO diz que vai dar um recado para ACILON viajar tranqüilo, diz que recebeu um telefonema agora dizendo que o time do ceará está limpo, o time do Ceará hoje vai ganhar tudo, os árbitros disseram que vai dar tudo certo. ACILON diz que vai para o jogo. TARCÍSIO comenta que Deus é bom com eles. ACILON fala que está no hospital."

Conversa cifrada
Para investigação da PF e para o Ministério Público Federal (MPF), a conclusão é de que os dois estavam tendo uma conversa cifrada - ou seja, usavam o jogo para se referir a outra coisa, sem ter na verdade nenhuma manipulação de resultado. Os dois citam o nome do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.

Mas a defesa do agente suspeito reforçou o que aparece na gravação e diz que o cliente falava de fato sobre a partida de futebol. O MP acredita que o suspeito tenta se esquivar de um outro crime assumindo estar falando do jogo.

Ainda de acordo com o GloboEsporte, não houve erros grosseiros de arbitragem que prejudicaram o resultado do jogo. O Ceará, depois da vitória, seguiu tendo bons resultados e conseguiu o acesso. Procurado, o presidente do clube, Evandro Leitão, minimizou a conversa e disse que a conversa não tem como colocar a boa campanha do clube em suspeita.

"Jamais compactuaria com uma situação dessas. Uma citação dessas, que o processo indica ser codificada, não vai macular a imagem daquela campanha brilhante que fizemos em 2009. O Ceará não está preocupado com isso", afirmou. O árbitro da partida, João Alberto Gomes Duarte, não foi localizado.

Nenhum comentário: