sábado, 25 de maio de 2013

Torneio exclui São Paulo e líderes de boicote contra aliciamentos

Foi definido nesta sexta-feira: a Copa 2 de Julho Sub-17, realizada na Bahia, não terá o São Paulo e nem os clubes que lideram o boicote contra os próprios são-paulinos em função do aliciamento de jogadores das categorias de base. A exceção ficará por conta da dupla Bahia e Vitória, mantida para disputar o torneio que ainda deve receber equipes do exterior, do Norte e Nordeste, além da Seleção Brasileira Sub-17. Estas decisões foram tomadas pelo colegiado da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia no início desta tarde em Salvador.

“Corinthians, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Audax-SP são algumas das equipes que lideraram o boicote ao lado de Bahia e Vitória”, explica Sinval Vieira, organizador da competição em entrevista ao Terra. “Nós não queremos entrar nesse mérito esportivo. O Governo achou que não deveria entrar no conflito. Diante desse impasse, é assim que fica definido”, acrescentou o membro da Superintendência. 

A definição é novo capítulo na guerra entre o São Paulo e uma série de outros clubes que o acusam de aliciamento de jogadores nas categorias de base. Equipes como Coritiba, Vasco, Ponte Preta, Grêmio Prudente e Portuguesa reclamam de investidas de intermediários são-paulinos sobre atletas jovens, o que fere um pacto firmado entre equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O São Paulo fez parte do movimento, ainda em sua origem há pouco mais de um ano, mas diz desconhecê-lo desde que Renê Simões deixou de ser o chefe de sua base. 

A Copa 2 de Julho será o segundo torneio do qual o São Paulo é excluído por conta desse tema, mas o primeiro em que as demais equipes também são deixadas de lado. O primeiro foi a Taça Belo Horizonte de Juniores, cuja organização recebeu ultimato de vários clubes inscritos: mantido o convite ao São Paulo, ninguém toparia participar. Atlético-MG e Cruzeiro, inclusive, o que fez a Federação concluir que não poderia ter os são-paulinos na competição.

A decisão em Salvador vai na direção de não tomar partido e assegurar as indispensáveis presenças da dupla Ba-Vi, já que a competição é organizada pelo Governo do Estado. Com o volante Allan (94) como destaque, há dois anos, o São Paulo foi campeão da Copa 2 de Julho. O Bahia é o atual detentor da taça e deverá defendê-la contra o Vitória, a Seleção Brasileira Sub-17 e equipes do exterior, principalmente. Chivas, do México, Colo-Colo, do Chile, são possíveis participantes.

Nenhum comentário: