sábado, 1 de março de 2014

Didática e rotina leve trazem maiores possibilidades de uma aprendizagem mais eficaz

Sabe-se que toda criança possui seu primeiro contato mais direto com o conhecimento dentro de casa. Depois da família, a instituição mais importante é a escola. No Brasil, a Educação Infantil abrange o atendimento a crianças de 0 a 5 anos e segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança tem direito à Educação, tornando-se obrigatório inserir a criança desde cedo neste contexto educacional.

Além disso, conhecer as didáticas das escolas para transmissão do conhecimento para as crianças é muito importante e um grande desafio, pois o conhecimento deve ser construído de forma atrativa, prazerosa e respeitando a linguagem materna.

De acordo com alguns dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Educação Infantil se encontra em forte expansão no Brasil, de forma que entre os 5.507 municípios, praticamente 99% possui pelo menos um estabelecimento para atender crianças em creches ou na pré-escola. Ainda com base nesse levantamento, existem 92.526 estabelecimentos no país em funcionamento, para crianças entre 0 e 6 anos de idade, sendo que 67% pertencem às redes de educação municipais.

Para uma didática ser aplicada de maneira efetiva, é interessante que o professor siga alguns passos para elaborar uma boa metodologia de ensino, tais como: levar em consideração a idade dos alunos, de forma que não extrapole o limite de aprendizagem das crianças, sempre otimizando o tempo na abordagem dos conteúdos; estar em constante pesquisa, sendo essa uma característica primordial de todo bom professor para que se evolua cada vez mais em sua metodologia de ensino; além, é claro, de reconhecer suas limitações e que deve melhorar em alguns aspectos na sala de aula, se for necessário.

Rotinas leves

Outra característica muito importante durante o processo de Educação Infantil é a rotina diária, que traz uma sensação de estabilidade e segurança para a criança, desde que não seja rígida. Ao contrário, deve ser alegre e prazerosa, com músicas, artes e brincadeiras, gerando a sensação de acolhimento e, dessa forma, tornando mais fácil a aprendizagem.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, Cyntia Ferreira dos Santos, “educar é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do conhecimento. O professor deve ser o mediador, uma oficina de criatividade e um gerador de ideias, sobretudo na Educação Infantil”, revela a educadora.

Trazer o mundo para dentro da escola e fazer a criança se apaixonar pelo conhecimento é a principal meta da Educação Infantil. A prática e a rotina devem ser diversificadas e atrativas, levando as crianças a perceberem que estão inseridas neste contexto amplo e significativo. As atividades sugeridas no material envolvem manipulação de materiais e propõem experiências com instrumentos e equipamentos simples que ajudam a desenvolver a capacidade necessária à execução de ações mais controladas e complexas.

“Pela experiência direta, a criança descobre relações entre objetos e o modo como funcionam em conjunto. Para desenvolver essas atividades são necessários quatro componentes: exploração, em que tanto as crianças quanto os professores devem estar abertos a novas ideias; organização, quando as ideias das crianças devem ser documentadas por meios de desenhos, construções, fotos, filmagens e da escrita; discussão e representação, em que no desenvolvimento das atividades, as soluções, respostas e reações dos alunos devem ser compartilhadas, registradas e comparadas com as ideais iniciais; e conclusão, em que as atividades devem culminar com um registro, simbolizando o que foi aprendido e conquistado”, finaliza Cynta.

Portanto, provocar e estimular as crianças neste contexto educacional, é inovar as  práticas motivando-os a viver um grande processo de descobertas na Educação Infantil.

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