quarta-feira, 29 de maio de 2013

Condenado a 5 anos de prisão, empresário dono do site Pura Política vai recorrer

Foi condenado a cinco anos de prisão, o dono do site Pura Política, que já não existe mais. João de Andrade Neto, acusado pelo crime de extorsão, também deverá pagar 700 dias-multa. Apesar de não ter conseguido o dinheiro com a extorsão, a ação é considerada um crime. “A extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida”, como estabelece a decisão da juíza Marivalda Almeida Moutinho, que deixou explícita a certeza da autoria.

O dono do site ainda não será preso, já que ele ainda tem direito a recorrer - seus advogados sinalizaram que irão apelar.

Apesar da juíza ter considerado que o crime não possui um agravante que justifique uma pena maior, o assistente de acusação do Ministério Público  Gamil Föppel, que representa uma das vítimas, explicou ao Correio24horas que a pena é desproporcional. “ A decisão condenatória não me surpreendeu porque a prova era robusta, mas pelo elevado grau de censura vamos recorrer por uma pena maior”. 

Em 18 de outubro de 2010, o blogueiro tentou extorquir o sócio da Construtora OAS, Carlos Suarez, os empresários Chico Bastos e André Teixeira e a ex-secretária municipal de Planejamento Kátia Carmelo.

Segue a íntegra do bilhete, divulgado pelo Tribunal de Justiça:

“Vou ser rápido e objetivo:
Posso ser testemunha de Barata contra Kátia Carmelo
Posso ser testemunha de Suarez, Chico Bastos, André Teixeira
contra Adelmo Fontes e advogados e contra todos eles, sei de
todos, nome, como atuam, planos, que querem, como agem e etc.
O que quero:
R$ 1.500.000,00 (Avista)
Proponho não mais abrir o site, vender, fechar, ou acabar, como
vocês quiserem.
Como oficializar o pagamento (R$ 1.500.000,00), compra do site, tudo oficializado ou pagamento em dinheiro com vocês quiserem também. Posso resolver isso e acabar ajudando um lado como o outro, então vamos ser rápidos". 
O bilhete é assinado com um número de telefone para contato.

Nenhum comentário: