sábado, 15 de maio de 2010

INSS: Comissão Mista do Orçamento tenta garantir os 7,72%


Deputados federais e senadores integrantes da Comissão Mista do Orçamento (CMO) se debruçaram sobre um estudo para sugerir medidas ao governo, a fim de garantir recursos para a revisão do reajuste dos aposentados e pensionistas do INSS. O documento, que tem a participação do deputado Gilmar Machado (PT-MG), foi encaminhado à União no mesmo dia em que os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega, anunciaram o corte total de R$ 31 bilhões no orçamento deste ano.

O grupo de parlamentares defende a aprovação do Projeto de Lei 02/10, que altera o aumento real concedido este ano. Eles pretendem oferecer subsídios ao governo para direcionar os cortes a outras áreas, garantindo a alteração do índice de 6,14%, concedido em janeiro, para 7,72%. Assim como os programas sociais serão preservados, senadores e deputados defendem que a recuperação do poder de compra dos benefícios siga o mesmo caminho.

Na sexta-feira, o senador Romero Jucá (PMDB-AP) anunciou que será o relator do projeto de lei do reajuste e do fim do fator previdenciário. "Serei o relator da MP que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo em 7,72%. A MP será votada com celeridade no Senado", disse ele, na rede social Twitter. "Vamos encontrar uma alternativa para resolver a questão do fator previdenciário, que foi derrubado na Câmara dos Deputados", complementou o líder do governo.

Nenhum comentário: