A Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), decidiu prorrogar até o dia 21 de maio, a vacinação contra a Gripe A (H1N1) para as gestantes, com o objetivo de ampliar o número de imunizadas, considerado ainda pequeno. Na Bahia, desde o dia 22 de março, somente 42% das grávidas procuraram os postos de vacinação do estado. Os postos estão preparados para também os doentes crônicos, crianças de 6 meses a menos de 2 anos e jovens de 20 a 39 anos.
A preocupação das autoridades de saúde se deve ao fato das gestantes estarem entre os grupos mais vulneráveis à doença. Dos índices relacionados à nova gripe, neste ano, as gestantes representam uma em cada três mortes da nova gripe no país. O risco maior está relacionado com a chegada do inverno, quando as pessoas ficam mais confinadas em ambientes fechados por causa do tempo frio.
“O comparecimento das gestantes ao posto de vacinação é fundamental para a proteção dessa população. A doença tem demonstrado grande agressividade sobre as grávidas. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina”, afirma o secretário da Saúde, Jorge Solla.
Ele ressalta que a vacina é segura e diz que mais de 300 milhões de pessoas receberam a imunização em todo o mundo sem relatos de efeitos adversos graves. No Brasil, mais de 22 milhões de doses foram administradas sem registro confirmado de reações fortes à vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário