O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi afirmou na tarde desta terça-feira, em São Paulo, que o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva "descansará quatro anos" e "voltará jovem e cheio de energia" para o "bem do Brasil". "O presidente Lula hoje tem 62 anos. Agora ele vai descansar quatro anos, obrigatoriamente. Daqui a quatro anos terá 66 anos e vai poder trabalhar mais 8 anos, para o bem do Brasil, para aí chegar na idade de 74 anos, jovem e cheio de energia como eu", disse o premiê italiano.
Os dois chefes de governo estiveram reunidos nesta terça na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A defesa de uma candidatura de Lula em 2014 foi feita durante o discurso, feito para uma plateia de empresários brasileiros e italianos por ocasião do seminário internacional dos dois países.
Ao ser questionado pela declaração do italiano, em entrevista coletiva, o presidente riu, mas deixou claro que isso não faz parte de suas intenções. "Um político mau caráter prefere que sua oposição ganhe, para poder voltar em 4 anos. Eu ofereço o que eu tenho de melhor, e vai fazer um belíssimo governo e poderá pleitear o cargo mais uma vez. Me contentarei em ser cabo eleitoral mais uma vez", disse o presidente brasileiro.
O premiê italiano destacou a popularidade e se comparou neste ponto ao colega brasileiro. "O povo brasileiro sentirá a falta do presidente Lula (quando deixar o cargo). Ele tem o maior índice de popularidade em uma democracia. Ninguém alcança sua popularidade. Gostaria de acompanhá-lo, minha aprovação alcança os 63% de popularidade em toda a Europa", disse.
Lula ressaltou a proximidade histórica do Brasil com a Itália. "A diferença entre nós é só o idioma e o passaporte", disse o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário