terça-feira, 29 de junho de 2010

Programa Agentes Comunitários faz 18 anos de atividade em Itabuna


O Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) completa, nesta terça-feira (29), 18 anos de implantado em Itabuna. A coordenadora Caroline Dias Bandão disse que não houve programação festiva, mas o Pacs tem muito o que comemorar porque, segundo ela, os agentes são o espírito da atenção básica, além de serem pessoas da comunidade capacitadas para fazer o trabalho de prevenção e promoção à saúde.

“Eles estão nas casas das pessoas e identificam situações de risco, promovem mudanças para a melhoria da qualidade de vida das famílias, na medida que aprendem com as pessoas, com os profissionais de saúde e compartilham suas experiências e seus conhecimentos com sua comunidade”.

Caroline informou que a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) foi criada em 1991, mas regulamentada somente anos mais tarde, em 2002. Em Itabuna o programa já vem sendo desenvolvido desde 1992, quando foram contratados à época, 12 ACS. Hoje são 436.
A coordenadora diz ainda que o Pacs alcança, atualmente, 83,34% das pessoas tanto na área urbana quanto na zona rural, com visitas frequentes às famílias, com o objetivo de levar conhecimentos sobre saúde e cidadania.

“Eles são elos mediadores entre o serviço de saúde pública e a comunidade, facilitando o acesso aos direitos de cidadania de modo geral, e assim como os demais profissionais da área da saúde, os agentes também são “anjos sem asas”, por contribuírem muito na qualidade de vida da nossa comunidade”, defendeu a coordenadora.

Nenhum comentário: