terça-feira, 29 de junho de 2010

Quarto 'Shrek' volta no tempo e se despede em grande estilo




Era uma vez a história que todos nós conhecemos: eles se encontraram, se apaixonaram, tiveram filhos, amigos fixos, casa própria, seguro de vida e viveram o tédio de dias felizes para sempre. Os produtores da DreamWorks entenderam a mensagem de algumas das críticas ao último filme da franquia mais bem sucedida do estúdio e, para tentar reverter a imagem de um Shrek que poderia facilmente cair num fosso de fábulas rotineiras, cansadas e sonolentas, decidiram recorrer ao único procedimento de primeiros socorros narrativo: apertaram então o botão de rewind. O que, em outras palavras, significa que a premissa de Shrek Para Sempre, com exibição em 3D, é simples assim: "e se?"

E se Shrek não tivesse filhos? Se ele não tivesse conhecido Fiona? Ou mesmo nunca cruzado com o Burro ou o Gato de Botas? Se sua vida continuasse a ser aquela diversão de dias isolados pelo medo que todos tinham dele? Foi munida destas perguntas que a DreamWorks reuniu seus melhores roteiristas numa sala e, à meia-luz, na neblina daquilo que mais parecia um jogo de pôquer profissional, passaram horas tentando imaginar o que mais poderia acontecer com o ogro que resgatou o estúdio de uma quase falência e que, pela última e derradeira vez, deveria se despedir em grande estilo dos cinemas. Ok, a cena da reunião noir é fictícia, mas a ideia por trás dela é bem real: a DreamWorks precisava convencer e fazer jus ao personagem que a salvou de prejuízos milionários.

Perturbado então por esse cotidiano que sempre começa e termina do mesmo jeito, como se sua vida fosse uma sequência déjà vu reeditados, Shrek blasfema em voz alta e deseja que sua vida voltasse a ser como naqueles tempos do antes do "era uma vez", antes de ele se tornar um cara popular e, sobretudo, amado. E em um desses momentos de decisões erradas, na intenção de resgatar a aventura que há dentro dele, Shrek termina assinando um acordo com o maquiavélico Rumpelstiltskin, nome assim quase tão impronunciável como uma dessas empresas que vende caro um produto quebrado e, para lidar com o cliente, te joga para um telemarketing que nunca vai solucionar o problema.

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