terça-feira, 29 de junho de 2010

Projeto de alfabetização abre inscrições para voluntários


A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna estará inscrevendo até o próximo dia 15 de julho, voluntários que desejam trabalhar como alfabetizadores nas comunidades urbanas e rurais do município, atuando como integrantes do Projeto BB Educar – Eu Cidadão. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Educação Básica da SEC, no Centro Administrativo Firmino Alves, no horário das 8 às 14 horas.

Voltado à alfabetização de jovens e adultos, o programa é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e tem como meta para sua 6ª edição tornar habilitados à leitura e escrita nada menos que 3,5 mil itabunenses.

Para atuar como alfabetizador voluntário, o interessado deve ter no mínimo 18 anos e o ensino médio completo. Além disso, é imprescindível que o candidato tenha perfil de liderança, ou seja, um articulador na comunidade, atuando nos movimentos sociais e religiosos, por exemplo.

A coordenadora do Programa de Alfabetização da SEC, Lucineide dos Santos, destaca que o Projeto BB Educar vem sendo implementado em Itabuna desde o ano de 2005 e, de lá pra cá, já foram alcançados pelo programa mais de 14 mil alunos.

Ela adianta que, após proceder à inscrição, o alfabetizador faz o cadastramento de jovens e adultos nas suas respectivas comunidades. A previsão é que as aulas sejam iniciadas até o final do mês de julho. Além de formação proporcionada pela SEC, o alfabetizador voluntário recebe, mensalmente, uma bolsa-auxílio do Ministério da Educação.

Nenhum comentário: