terça-feira, 29 de junho de 2010

Líder do DEM diz que 'casamento' com PSDB está em crise


Os principais articuladores da aliança do DEM com o PSDB para a disputa da Presidência da República voltaram a cobrar publicamente o direito de o partido indicar o nome do vice de José Serra e afirmaram nesta terça-feira (29) que há possibilidade da crise ser superada se o PSDB recuar. “Acreditamos que estaremos juntos e que o partido pode e deve indicar o nome”, disse o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

A decisão dos aliados precisa ser conhecida em menos de 24 horas. Quarta-feira (30) é o último dia do prazo para que os partidos realizem convenções e definam seus candidatos.

Para Maia, o principal a ser defendido é a tese de que o partido é maior que os nomes. “Acreditamos que o DEM deve indicar porque gera unidade”, afirmou. Ele garante que vai trabalhar “no limite do partido” para que a aliança seja concretizada. Para isso, garantiu que vai esgotar todo o dialogo para que o partido, na convenção, possa aprovar a aliança. “O casamento está em crise, mas todo casamento em crise precisa de maturidade.”

Já senador José Agripino (DEM-RN) disse que é preciso “zerar o jogo”. Ele defende que é preciso recomeçar o processo de entendimento em torno do nome do vice e descartar a sugestão do nome de Alvaro Dias.

Nem Maia nem Agripino cogitaram nomes para o posto. Agripino disse que a questão foi a forma como o PSDB agiu e o fato de o anúncio ter sido feito sem conhecimento prévio. “Não era esse o combinado.” Ele negou que eventual cancelamento da convenção esteja em cogitação e tanto ele quanto Maia disseram que as conversas continuam.

Nenhum comentário: