Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram neste sábado (29), por unanimidade, conceder direito de resposta para o candidato José Serra (PSDB) no microblog
Twitter. Esta é a primeira vez que o tribunal dá esse tipo de decisão. Os tucanos poderão responder ao teor de afirmações feitas pelo deputado estadual Rui Falcão (PT-SP).
Na manhã do último dia 19, Falcão postou dois twitts em que afirmava que os eleitores deverm ter cuidado com os telefonemas da equipe de Serra. O deputado afirmou ainda que “no meio das ligações pode ter gente capturando seu nome para usar criminosamente”.
Os ministros discutiram a forma de veicular a resposta e concluíram que Falcão terá que postar em seu perfil dois twitts (com até 140 caracteres cada), que ficarão registrados em caráter permanente. O conteúdo dirá que o TSE concedeu o direito de resposta por ofensas à campanha de Serra e que a equipe do candidato “agiu com lisura, de forma integra e respeitando todos os eleitores”.
Apesar desse ser o primeiro direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral brasileira, o TSE já havia aplicado multa por conteúdo veiculado no microblog em julho. A multa de R$ 5 mil foi dada ao candidato a vice-presidente de Serra, Indio da Costa (DEM-RJ), por propaganda antecipada em favor do presidenciável tucano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário