O ex-ministro Antonio Palocci irá comandar a Casa Civil no governo da presidente eleita Dilma Rousseff, segundo informações de bastidores. Convidado na quarta, Palocci aceitou assumir o cargo que foi da própria Dilma durante boa parte do governo Lula. Já Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência, deve ficar com a Secretaria-Geral da Presidência. Ele é um dos auxiliares mais próximos ao presidente Lula.
Ministro da Fazenda entre 2003 e 2006, cabe a Palocci o comando das principais políticas que marcaram economicamente o primeiro mandato de Lula. Com austeridade e rigor, Palocci ajudou a afastar o cetismo do mercado diante da primeira eleição do petista e foi quem abriu espaço para o atual bom momento da economia brasileira.
Em 2006, ele foi afastado do cargo por conta do escândalo da quebra de sigilo bancário do caseira Francenildo Costa - pelo que foi inocentado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Dilma anunciou na quarta a sua equipe econômica - ela manterá o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e indicou Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central e Mirian Belchior para o Ministério do Planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário