domingo, 21 de novembro de 2010

Cacá Bueno vence etapa de Brasília e embola a disputa pelo título de 2010


Após largar em sexto lugar, Cacá Bueno contou com uma dose de sorte e muita competência na estratégia de corrida para vencer a etapa de Brasília da Stock Car, e chegar à vice-liderança do campeonato a apenas uma etapa do fim da temporada. Cacá vinha em segundo lugar quando um pneu do carro de Ricardo Maurício, líder da prova e do campeonato, furou na 30ª volta, tirando o piloto da prova e abrindo o caminho para o carioca vencer a prova e embolar a disputa pelo título da temporada. Segundo colocado na prova, Max Wilson, companheiro de equipe de Ricardo Maurício, assumiu a liderança do campeonato, somando 267 contra 261 pontos de Cacá na classificação, sem contar o descarte do pior resultado na SuperFinal.

- Pelo que a gente fez, a gente merecia estar vivo no campeonato. Se a gente vai ganhar ou não, se o Ricardinho no final vai ser o campeão, se o Max vai ser campeão, é outra coisa. Mas a gente merecia chegar na última etapa vivo na briga, pelo que a gente fez no ano inteiro - disse Cacá logo após a corrida.

A prova começou com Ricardo Maurício mantendo a liderança e Allam Khodair pulando da terceira para a segunda colocação, passando Rodrigo Sperafico, que largara na segunda posição. Com um circuito menor que a média das pistas da Stock Car, os carros permaneceram muito próximos entre si, aumentando a possibilidade de toques e acidentes.

Logo na primeira volta, William Starostik saiu da pista e bateu na proteção, forçando a entrada do carro de segurança. Na relargada, na quinta volta, Rodrigo Sperafico passou Marcos Gomes e assumiu a terceira colocação. O carro de Gomes não rendia como o esperado, e Átila Abreu já chegava para lutar pela quarta colocação na sétima volta. Na liderança da prova, Ricardo Maurício abria cerca de 0,7s de Allam Khodair, não sendo ameaçado pelo rival. Na 12ª volta, Átila Abreu, que ocupava a 26ª posição, teve o pneu esquerdo traseiro estourado, o mesmo acontecendo com Thiago Marques na 14ª volta. Como Christian Fittipaldi bateu na barreira de pneus também na 14ª volta, o carro de segurança foi novamente acionado. Com isso, os pilotos ficaram novamente próximos na pista.

A alta temperatura que fazia em Brasília, cerca de 28 graus, tornava a pista mais abrasiva, aumentando o desgaste dos pneus. Ricardo Zonta também teve o mesmo pneu estourado, o que mostra que o trecho pelo qual este pneu passava forçava muito os compostos. Na relargada, na 17ª volta, as posições não foram alteradas, mas uma volta depois os boxes foram abertos, e Rodrigo Sperafico fez uma bela ultrapassagem sobre Allam Khodair, voltando à segunda colocação. O primeiro piloto a entrar para o reabastecimento e troca de pneus foi Cacá Bueno, que ocupava a sexta posição. Na 20ª volta, Khodair devolveu a ultrapassagem a Sperafico, reassumindo a vice-liderança da prova.

Nenhum comentário: