terça-feira, 2 de novembro de 2010

MediaOn: classes populares são mais ativas em redes sociais


O uso crescente das redes sociais no cenário mundial ocasionou uma verdadeira revolução comportamental. No Brasil, essas ferramentas já são acessadas regularmente por 67% do total de internautas do País, segundo dados do Ibope. A pesquisa apontou que as redes sociais tiveram papel importante como porta de entrada das classes C, D e E na internet e, atualmente, esses grupos são os participantes mais ativos. Os dados, divulgados em outubro, serão discutidos no 4º Seminário Internacional de Jornalismo Online - MediaOn.

O estudo - que ouviu 8.561 pessoas com mais de 10 anos em 11 regiões metropolitanas do País - indica que mais da metade dos internautas não se incomoda com a utilização das redes sociais pelas empresas para se comunicarem e conversarem com seus consumidores e não se opõem que elas divulguem produtos e serviços. Além disso, não se incomodam com o fato de as empresas usarem as redes para analisarem o comportamento de seus consumidores.

Outro resultado de destaque mostra que 25% usam as redes sociais como auxílio na tomada de decisões de compra. Cerca de 20% destes internautas afirmaram que compraram um celular ou mudaram seus planos de telefonia para acessar as redes sociais com mais facilidade.

MediaOn
O comportamento dos jovens nas redes sociais será tema do painel 7 do 4º Seminário Internacional de Jornalismo Online - MediaOn, intitulado "O novo consumidor de informação - Usuários mostram em tempo real como se relacionam no mundo digital". O debate será realizado das 15h30 às 17h no dia 11 de novembro no Itaú Cultural, em São Paulo, e será mediado pela jornalista e apresentadora Renata Simões. Juliana Sawaia, gerente de Inteligência de Mercado no Ibope Mídia, será comentarista do encontro, que reunirá os estudantes Alyne Spioni Jovita, Cleber Santana e João Cobra Sander e a jornalista e blogueira Juliana Rodrigues.

Entre os temas discutidos no painel estará o tipo de informação que os jovens brasileiros consomem na internet e como eles chegam até ela. Os participantes traçarão um perfil do comportamento do usuário e de como as novas mídias o conquistam.

Nenhum comentário: